top of page
  • Foto do escritorAndré Luís Roque Cardoso

Países, estados e municípios: o século 21 elegeu o maior número de sociopatas da história.

Por: André Luís Roque Cardoso, Educador Comportamental e professor de Política Cultural Kodály. Data: 29/05/2020. Horário: 7:40 a 09:08.

Observemos o olhar, que é espelho da alma.

O número de sociopatas no poder só vem crescendo desde a Primeira Guerra Mundial. Por que será? Tenho repetido esse assunto nas redes sociais e percebo, pelo número de curtidas e compartilhamentos, que muita gente não compreendeu a importância desse assunto, que é a principal causa da crise atual, ao lado de filosofias macabras criadas e alimentadas por doentes. Por isso, sinto-me obrigado a discorrer novamente sobre sociopatia.


Muitos sociopatas chegaram ao poder por nossa responsabilidade, por não conhecermos esse assunto. Disto, nasce esta máxima: não vote em alguém que você não tem certeza ou ao menos pistas concretas que não é sociopata. Mas como saber quem é e quem não é sociopata? Você conhece alguém que se acha esperta, prática e racional, ao mesmo tempo que é sedutora e controladora e despreza os que são mais leais, idealistas, ingênuos e puros, mesmo que sejam inteligentes?


1. SOCIOPATA:


Todo transtorno de personalidade pode ser considerado sociopatia.


Os sociopatas, homem ou mulher, são egocêntricos e mestres do disfarce: imitadores do que a sociedade (da qual faz parte) valoriza.


De acordo com a descrição do DSM-V (5ª edição do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria) —considerado livro de referência da psiquiatria mundial, como uma das faces do transtorno de personalidade antissocial — esses indivíduos se caracterizam por serem frios, não sentir compaixão ou remorso, agir em causa própria e, principalmente, serem incapazes de sentir empatia. No entanto, são extremamente sedutores e envolventes, copiando atitudes que consideram aceitáveis e admiradas para conseguir o que desejam.


1. Ausência de remorso e empatia, 
2. tendência a manipular tudo e todos para benefício próprio, 
3. dificuldade de manter uma rotina, 
4. egocentrismo, 
5.impulsividade e 
6. gosto por comportamentos arriscados 
...são indícios de que algo pode estar errado. 

"Mentir para conseguir algo; gastar demais, sem medir as consequências; e agir de forma impulsiva, não obrigatoriamente para prejudicar alguém, mas para ganhar algo para si, são características de sociopatas". 


ANIMAIS SIMBÓLICOS.


Todo animal tem algo que simboliza alguma virtude; e sua fraqueza, que pode simbolizar um defeito moral no ser humano. Por isso, animais predadores capazes de camuflagem e mimetismo, como camaleões, linguados, peixes-folha, serpentes e, principalmente, cefalópodes - lulas e polvos -, costumam simbolizá-los. As fofas lontras marinhas machos também os simbolizam, por bizarramente estuprarem filhotes de focas até a morte e mesmo após da morte; e raptarem os filhotes das fêmeas de sua própria espécie até que elas lhes dê todo alimento que caçaram. Assim se seguem os animais que têm em sua natureza o cainismo (de Caim) - comportamento fratricida -, como as garças brancas, por exemplo; o cuco, que é o mais falso das aves; o mortal abraço do tamanduá-bandeira... Morcegos vampiros, javalis, doninhas, papagaios carnívoros tirando pedaços de carne de rebanhos...

Porém, dentre os animais que podem matar por diversão, a doninha e o golfinho-roaz se destacam: as doninhas matam centenas de animais que não come, além de fingir brincar com algumas presas para que se distraia e dela não tenha medo até que ela as mate; e quanto aos golfinhos, a violência gratuita é variada e, não raras vezes, por interesse sexual pervertido. Já foram vistos gangues de golfinhos-roaz machos massacrando por diversão outras espécies de mamíferos sem comê-las, apenas porque foram rejeitados por fêmeas, por exemplo; e cercando e estuprando com revesamento um golfinho identificado como fraco, pequeno ou velho demais para se defender, que passava por perto e subia para respirar. Daí chamar os psicopatas de apelidos como javalis, doninhas, lulas e animais citados acima, dentre outros.


Discorro sobre isso com propriedade, pois, antes de ser Educador Comportamental na área humana, eu também me formei em Zootecnia, especializado em Comportamento Animal, formado na Unesp, em Botucatu. Porém, se for do seu interesse, você poderá encontrar mais sobre esse assunto nestas fontes: 1. NATIONAL GEOGRAPHIC (revista); 2. Tratado de Animais Selvagens (livro, foto acima), de Jean Carlos Ramos Silva, José Luiz Catão-Dias e Zalmir Silvino Cubas; 3. Consulta ao Zoológico de São Paulo; e 4. programas de TV, como Planeta Terra e Animal Planet.


ESSENCIAL:


Os psicopatas são incapazes de intrapessoalidade: isto é, de colocarem-se no lugar dos outros, de empatia; tanto quanto não se arrependem do que fazem - no máximo, podem simular arrependimento.


Os sociopatas são os "PAIS" frios e calculistas:


1. da amoralidade;

2. do sofisma (lógica falsa);

3. e da ditadura do relativismo.


Esse é o motivo pelo qual procuram ser excessivamente controladores e sedutores ou conquistadores; e mentirem tanto.

Ilustração do mentiroso.

As revistas de moda da segunda metade dos século 20 para cá prestam um desserviço por incentivarem expressões e comportamentos sociopatas em suas modelos fotográficas.


Embora haja diversos transtornos de personalidade importantes para conhecermos, como cleptomania (impulso por furtar), os dois tipos de sociopatas mais conhecidos são o narcisista e o psicopata.


Observe: a sociopatia não é um grupo de doenças que prejudicam os afetados por elas obrigatoriamente, como fobias e pieguice mórbida o fazem; e sim arruínam as outras pessoas para alcançarem seus objetivos.

Matou seu companheiro no ato sexual.

Analisei a maioria das fisionomias dos nossos políticos e mais de 50% possuem traços marcantes de sociopatia em alto grau. O Lula é o narcisista mais conhecido. Doria, Alcolumbre, Maia e os integrantes do STF - sem exceção - também comportam-se como sociopatas e têm traços fisionômicos que podem ser interpretados como sociopatia, por exemplo.


2. NARCISISMO.


O sociopata narcisista crê ter qualidades que só ele vê, pois ele as inventou e fixou-as em sua cabeça; motivo pelo qual rapidamente é desmascarado. Porém, vinga-se de quem não o trata a altura de sua expectativa.


3. PSICOPATIA.


O sociopata psicopata é aquele que, além de ser incapaz de empatia, além de fingir emoções e ter senso moral nulo, é sádico; e esse sadismo pode ser classificado em diferentes graus até o homicida em série.


Atenção com as crianças que são sádicas com animais e outras crianças! Há muitos graus.


O Governador do Piauí tem traços.


4. TRANSTORNOS E ELEIÇÕES:


Maia e Alcolumbre: frieza e caluclismo.

Isso quer dizer que sem história de compaixão e amor pela verdade, não vote em candidato algum! Não se vota em alguém pelo que a pessoa diz, e sim por sua experiência habitual, sua história de vida de fé, altruísmo, bondade, compaixão e senso de justiça.


Pessoas questionadoras e que dizem polêmicas são menos propensas à sociopatia. Mas é a lealdade a um ideal nobre e a humildade que mais a identificam como um ser humano saudável. Gravou?


Esse é o tipo de conselho que quem não ouve paga caro; e pode ser mortal. A China está engolindo o Brasil por isso.

5. ETIMOLOGIA - ORIGEM DAS PALAVRAS.

O vocábulo grego pathos pode ser definido como todos os sentimentos que uma pessoa experimenta: sofrimento, paixão, tristeza, ira, doença. Por isso, na palavra psicopatia, patia indica doença; e em empatia, sentimento, o que dá no significado de afinidade, afeição. Assim como patofilia é uma atração desequilibrada para ficar doente, um tipo de masoquismo; e patofobia é medo exagerado, alucinado, de contrair doenças em si ou nos outros - quadro atual da humanidade.


Observe como patia significa em nosso idioma mais doença do que sentimentos.


6. PSICOPATIA TEM CURA?


Em estudo, publicado no final de agosto no periódico Molecular Psychiatry, (do grupo Nature), pesquisadores de duas universidades - University of Eastern Finland, University of Helsinki, Karolinska Institutet (Suécia) - compararam células-tronco de psicopatas violentos e de pessoas normais para analisar a expressão de alguns genes e algumas proteínas associados ao transtorno no cérebro de psicopatas violentos.


O resultado mostrou que a psicopatia está associada a alterações importantes na expressão de alguns genes e nas vias moleculares relacionas à resposta imune do organismo. A expressão desses genes explicou entre 30% e 92% na variação de sintomas da psicopatia. O transtorno também foi associado à expressão alterada de proteínas relacionadas ao metabolismo da glucose e do sistema opioide, presente no sistema nervoso humano.


Desta forma, segundo eles, naltrexone ou buphrenorphine, que regulam o sistema opioide, podem ser um tratamento com bons resultados para quem sofre do transtorno.


André Luís Roque Cardoso ___________________________ POR FAVOR, COMPARTILHA OU COPIA E COLA.

131 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page