top of page
  • Foto do escritorAndré Luís Roque Cardoso

André Luís Roque Cardoso: quem é e o que pretende?

Atualizado: 2 de abr. de 2020


Sempre me perguntam o que pretendo se entrar na via pública. Vamos resumi-lo na entrevista abaixo, realizada por minha mãe Regina Perina, antes de falecer, três dias antes do dia dos pais, em 2019.


- André, como sua mãe, sempre o vi como sacerdote ou político no melhor que a política deveria ser. Você é idealista e não mede esforços pelo bem alheio. Altruísta, sério, compromissado. Vou lhe fazer algumas perguntas curtas e você me responde com a maior objetividade possível, ok?

- Está bem.


- Seu nome completo, por favor. - André Luís Roque Cardoso.


- Idade?

Nasci a 18 de julho de 1974. Até 17 de julho de 2020, 45 anos.


- Filiação?

- Regina Teresa Ferraz Perina e Álvaro Roque Cardoso.


- Profissão? - Educador Comportamental, cartunista e professor de Política Cultural Kodály.


- Escritor? - Sim. Meu primeiro livro escrevi aos 12 anos: Flor Mágica.


- Do que se trata o livro?

- Flor Mágica é, em resumo, uma metáfora de 70 páginas que narra a busca da humanidade pela amizade sincera, o ideal mais justo. E escrevi outros.


- Isso mostra seu interesse por formação humana desde a infância.

- Correto.


- Ator? - Fui ator pelo canal 54 da Net, em 2004. Também participei de Pais & Filhos, dirigido por Johel Bright. E quase conseguimos fazer um longa em 2014, sobre o Brasil. Infelizmente um acidente elétrico pôs fim ao projeto.


- Religioso? - Fui eremita e segui o semi-eremitério de 1993 a 1998.


- Religião?

- Sou Católico. E estudei mais de 30 denominações religiosas e filosofias de vida para compreender melhor as pessoas.


- Verdade que você quase foi pastor evangélico?

- Pensei seriamente, depois de conhecer péssimos seminários católicos, abarrotados de hereges. Eu queria algo que me permitisse propagar a Palavra de Deus e eu pudesse me sustentar ao mesmo tempo. Porém, fazendo Teologia Moral, não pude deixar o Catolicismo. Conversei com os pastores que estavam me orientando, discutimos e permaneci na Igreja Católica.


- O que o faz tão ligado à Fé cristã?

André brincando com a filha no piano. 2007.

- Minha mãe contava a vida dos santos para dormirmos, além de ler para seus filhos o Evangelho. Porém, o que mais me acorda para a Fé foram experiências pessoais místicas, seguido de ter conhecido dois grandes homens: Pe. João Baldan, SDB e Plinio Corrêa de Oliveira que, segundo ficamos sabendo, por parte da mãe dele, D. Lucilia Ribeiro dos Santos, tem parentesco conosco, assim como São Galvão e o bandeirantes Fernão Dias.


- Tem Filhos? - Dois. Uma filha e um no Céu.


- Conservador ou liberal? - Sou ultraconservador ligado ao 'Conservadorismo Unitivo-Criativo'.



- Que Conservadorismo é esse? - Cristocêntrico. Tem a virtude e o ideal em comum como fundamentos de uma sociedade saudável. A palavra chave encontra-se numa oração feita por Sua Divina Majestade N. S. JESUS CRISTO: que todos sejam UM. União.


- Tem a ver com os Monarquistas? - O sonho de todo bom Cristão é que a política seja santa, quer o governo seja republicano, quer monárquico. Não vejo mal algum na concepção de República, e sim em sua condução sustentada pela corrupção, niilismo, relativismo extremado, laicismo fanático... Ser laico jamais poderia ser laicista na prática. A laicidade liberta, enquanto que o laicismo escraviza.

Símbolo do Conservadorismo Unitivo-Criativo.

- Perdoe-me, mas qual a diferença entre laicismo e laicidade? Ser laico e ser laicista?

- Laicista é o adepto do laicismo, do anticlericalismo, do ódio à religião, à Fé, a Deus. Laico é o adepto à laicidade; isto é, à independência entre igreja e Estado, aceitando a parceria entre as duas. Nossa Constituição é laica, independente, não rival da Fé.


- Qual sua formação acadêmica? - Sou graduado em Zootecnia, pós graduado em Etologia Animal e Humana. E também estudei Ciências Jurídicas, algumas matérias de Publicidade e de mestrado em Educação. Na Itália, em 2003, migrei da Etologia Animal para a Humana. Estudei correlação genética entre traços físicos e inclinações comportamentais. Leio fisionomia e oriento pessoas a conhecerem-se melhor.


- Se você fosse obrigado a escolher apenas um item para trabalhar, qual seria? - Boa pergunta. Formação humana como item de prevenção às violências, entre as quais estão a falta de Ética e de bom trato entre as pessoas. Incentivo intenso à cultura da confiabilidade e do Acolhimento.


- O que mais você defende? - Homeschooling;

- Escolas da polícia militar;

- Áreas multifuncionais como o SP-MEx;

- Praças educativas (como propus à Serra Gaúcha quando morei lá, em 2004, com a sigla BSG, quando voltei da Itália);

- Bairros autossustentáveis e cinematográficos para menos favorecidos;

- Mini-casas para pernoite de andarilhos que não aceitam ficar em albergues;

Lírio: símbolo universal de VIRTUDE.

- Combate à depressão com especial atenção à terceira idade;

- Fogos de artifícios silenciosos;

- Resgate do SUS, com atenção na reciclagem dos enfermeiros;

- Defesa Pessoal;

- Noção e prática de primeiros socorros (paramedicina) como matéria obrigatória no colegial e todas as faculdades;

- Música e outras artes atreladas à formação humana por métodos especializados;

- Renascimento de trens urbanos;

- Métodos como o SUPERA, Kodály e Suzuki...


- Você é ou foi militar?

- Tive interesse em ser. Porém, com o aconselhamento de minha mãe, desistimos. Meu irmão e eu ficamos 15 dias apenas na EsPCEx, Escola Preparatória de Cadetes do Exército, com apoio e convite do General Ruben Augusto Taveira e do Coronel Wilson.


- Se alguém quiser saber mais do que você pensa e defende, há algum link ou site que possa buscar?

- Se quiser saber mais, acesse no Google "AGENDA CONSERVADORA NO GOVERNO FEDERAL". Está num site de petição, mas é sobretudo um atestado, uma apostila resumida de introdução à educação política, com uma lista de ideias que defendo desde 1993.


- Você é Piracicabano? - Não. Natural de Araçatuba-SP. Minha mãe (a senhora) e seus parentes próximos sim são piracicabanos. Mas voto aqui há muitos anos.


- Casado? - Sim. Com Deus e com a Família.


- Como Vereador, você poderá lutar por estas causas que você defende? - Colocou-se bem. Lutar. Porque no Brasil, diferente de Portugal, o vereador pertence apenas ao Poder Legislativo, não ao Executivo que no município é exclusividade do Prefeito e seus Secretários.


- Você será candidato a vereador por Piracicaba este ano? Imagine-sem em 2020.

- Tenho nojo de "nossa" forma histórica de fazer política. Creio que a maioria tem esse nojo. Porém, Sua Excelência o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro abriu uma nova esperança de mudança. Por este motivo, eu e outras pessoas honestas entraremos na disputa eleitoral.


- Faz bem e tem minha bênção. Obrigado por obedecer-me, filho. Por qual partido?

- Estou estudando.


Complemento: Hoje é 09 de fevereiro de 2020. Até o momento, o PSL tem sido o mais acolhedor. Porém, eu sou essencialmente conservador e o Aliança pelo Brasil condiz mais com meus princípios. Então, tenho três opções no momento: PSL, ALIANÇA e o plano B do Aliança este ano que, segundo informaram-me é ser representado pelo partido do vice-presidente Mourão, o PRTB. Se o PRONA ainda existisse, entre o PRTB e o PRONA, escolheria o PRONA. Respeito muito o Dr. Enéas. Contudo, parece-me que este ano, as pessoas estão mais focadas em conhecer o candidato a fundo do que votar no partido.



- Mensagem final? - As pessoas estão acostumadas a separarem o ser humano do político; e por isso, não se interessam por estudar a vida deles, fixadas no que falam e prometem, e não no que são. Acho isso arriscado demais. Gostaria que os conservadores me convidassem para dar palestras, explicar o papel de cada um e falar melhor sobre o que defendo. E rezassem por mim. Sem Deus, esqueça. Tudo passa, todos morreremos e o que mais importa é a nossa salvação. Votem em mim. Deverão ser no mínimo 10 mil votos. 10 mil para cima. É muita coisa e eu não sou popular.


- Obrigado e... boa sorte? - Sorte? Prefiro dizer outra palavra. Boa luta e que Deus se agrade de minha iniciativa. Hoje, Piracicaba tem 9 vereadores pastores e 3 médicos que nada ou pouco fizeram ou conseguiram fazer pelo SUS, pela terceira idade deprimida, pela estética ou embelezamento da cidade e para tirar andarilhos de calçadas. Foram bloqueados por vereadores inimigos do Bem? Não sei. Nenhum deles, nem o representante da RCC se interessou por minha luta. Não é desse Deus que eu falo. "Deus na teoria", no gogó, não serve.


- Filho, eu te amo. Obrigada por ser quem você se tornou.

- Mãe, obrigado por tudo e prometo que estaremos juntos nessa luta, se realmente Deus me quiser lá. Também te amo. Sua bênção.


- Tem mais do que minha bênção.


...........................................................................................................

Se você gostou e tem esperança em mim, COMPARTILHE.

Muitíssimo obrigado e que Deus nos ILUMINE e ABENÇOE a todos!




156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page