top of page
  • Foto do escritorAndré Luís Roque Cardoso

André Cardoso: quem é; e o que pretende?

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Sempre me perguntam o que pretendo se entrar na via pública. Vamos resumi-lo na entrevista abaixo, realizada por minha mãe Regina Perina, antes de falecer, três dias antes do dia dos pais, em 2019.


- André, como sua mãe, sempre o vi como sacerdote ou político no melhor que a política deveria ser. Você é idealista e não mede esforços pelo bem alheio. Altruísta, sério, compromissado. Vou lhe fazer algumas perguntas curtas e você me responde com a maior objetividade possível, ok?

- Está bem.


- Seu nome completo, por favor. - André Luís Roque Cardoso.


- Idade?

Nasci a 18 de julho de 1974. Até 17 de julho de 2020, 45 anos.


- Filiação?

- Regina Teresa Ferraz Perina e Álvaro Roque Cardoso.


- Profissão? - Educador Comportamental, cartunista e professor de Política Cultural Kodály.


- Escritor? - Sim. Meu primeiro livro escrevi aos 12 anos: Flor Mágica.


- Do que se trata o livro?

- Flor Mágica é, em resumo, uma metáfora de 70 páginas que narra a busca da humanidade pela amizade sincera, o ideal mais justo. E escrevi outros.


- Isso mostra seu interesse por formação humana desde a infância.

- Correto.


- Ator? - Fui ator pelo canal 54 da Net, em 2004. Também participei de Pais & Filhos, dirigido por Johel Bright. E quase conseguimos fazer um longa em 2014, sobre o Brasil. Infelizmente um acidente elétrico pôs fim ao projeto.


- Religioso? - Fui eremita e segui o semi-eremitério de 1993 a 1998.


- Religião?

- Sou Católico. E estudei mais de 30 denominações religiosas e filosofias de vida para compreender melhor as pessoas.


- O que o faz tão ligado à Fé cristã?

André brincando com a filha no piano. 2007.

- Minha mãe contava a vida dos santos para dormirmos, além de ler para seus filhos o Evangelho. Porém, o que mais me acorda para a Fé foram experiências pessoais místicas, seguido de ter conhecido dois grandes homens: Pe. João Baldan, SDB e Plinio Corrêa de Oliveira que, segundo ficamos sabendo, por parte da mãe dele, D. Lucilia Ribeiro dos Santos, tem parentesco conosco, assim como São Galvão e o bandeirantes Fernão Dias. Por parte vovó Conceição. Atualmente, o que mais me atrai é a inteligência e a sabedoria do Cristianismo. Se bem entendido, liberta, acaricia, fortalece. Não se impõe. Ao invés, edifica, acalma, endireita, une, harmoniza. Por isso, muitos heróis cristãos dizem que não há nada pior do que os maus cristãos, pois fazem as pessoas confundirem Ele, Cristo, com eles, os que fingem ser quem não são. Por outro lado, quando vemos de perto a história dos santos, o testemunho dos que foram terrivelmente torturados e perderam a vida por Ele, a gente fica realmente entendendo o que é ser humano. Humano de verdade!


- Você não tem medo de dizer a verdade?


- E se isso lhe custasse a vida?

- Está custando a minha vida, mãe.


- Tem Filhos? - Dois. Uma filha amada e uma criança que não nasceu e para mim está no Céu.


- Conservador ou liberal? - Sou ultraconservador ligado ao 'Conservadorismo Unitivo-Criativo'.


- Que Conservadorismo é esse?

Símbolo do Conservadorismo Unitivo-Criativo.

- Cristocêntrico. Tem a virtude e o ideal em comum como fundamentos de uma sociedade saudável. A palavra chave encontra-se numa oração feita por Sua Divina Majestade N. S. JESUS CRISTO: que todos sejam UM. União.


- Tem a ver com os Monarquistas? - O sonho de todo bom Cristão é que a política seja santa, quer o governo seja republicano, quer monárquico. Não vejo mal algum na concepção de República, e sim em sua condução sustentada pela corrupção, niilismo, relativismo extremado, laicismo fanático... Ser laico jamais poderia ser laicista na prática. A laicidade liberta, enquanto que o laicismo escraviza.



- Perdoe-me, mas qual a diferença entre laicismo e laicidade? Ser laico e ser laicista?

- Laicista é o adepto do laicismo, do anticlericalismo, do ódio à religião, à Fé, a Deus. Laico é o adepto à laicidade; isto é, à independência entre igreja e Estado, aceitando a parceria entre as duas. Nossa Constituição é laica, independente, não rival da Fé.


- Qual sua formação acadêmica? - Sou graduado em Zootecnia, pós graduado em Etologia Animal e Humana. E também estudei Ciências Jurídicas, algumas matérias de Publicidade e de mestrado em Educação. Na Itália, em 2003, migrei da Etologia Animal para a Humana. Estudei correlação genética entre traços físicos e inclinações comportamentais. Leio fisionomia e oriento pessoas a conhecerem-se melhor.


- O que é Etologia?

- Estudo do comportamento. Vem de ethos, do Grego.


- Se você fosse obrigado a escolher apenas um item para trabalhar, qual seria? - Boa pergunta. Formação humana como item de prevenção às violências, entre as quais estão a falta de Ética e de bom trato entre as pessoas. Incentivo intenso à cultura da confiabilidade e do Acolhimento.


- O que mais você defende? - Homeschooling;

- Escolas da polícia militar;

- Áreas multifuncionais como o SP-MEx;

- Praças educativas (como propus à Serra Gaúcha quando morei lá, em 2004, com a sigla BSG, quando voltei da Itália);

- Bairros autossustentáveis e cinematográficos para menos favorecidos;

- Mini-casas para pernoite de andarilhos que não aceitam ficar em albergues;

Lírio: símbolo universal de VIRTUDE.

- Combate à depressão com especial atenção à terceira idade;

- Fogos de artifícios silenciosos;

- Resgate do SUS, com atenção na reciclagem dos enfermeiros;

- Defesa Pessoal;

- Noção e prática de primeiros socorros (paramedicina) como matéria obrigatória no colegial e todas as faculdades;

- Música e outras artes atreladas à formação humana por métodos especializados;

- Renascimento de trens urbanos;

- Métodos como o SUPERA, Kodály e Suzuki...

- A praça central e outros lugares deveriam ter programações poderosas para saberem o que seus votados estão fazendo e que DEUS NÃO ESTÁ MORTO.

- Recuperação do Rio Piracicaba. Há como ele se recuperar e tornar-se um rio limpo.


Já imaginou também uma parceria entre o governo municipal e os Arautos do Evangelho, ajudando a cidade ser esplêndida? Romanos e parisienses teriam inveja. Ou ficariam felizes. Afinal, a Europa está sendo demolida.


- Você é ou foi militar?

- Tive interesse em sê-lo. Porém, com o desaconselhamento de minha mãe, desistimos. Meu irmão e eu ficamos 15 dias apenas na EsPCEx, Escola Preparatória de Cadetes do Exército, com apoio e convite do General Ruben Augusto Taveira e do Coronel Wilson, em 1989.


- Se alguém quiser saber mais do que você pensa e defende, há algum link ou site que possa buscar?

- Se quiser saber mais, acesse no Google "AGENDA CONSERVADORA NO GOVERNO FEDERAL". Está num site de petição, mas é sobretudo um atestado, uma apostila resumida de introdução à educação política, com uma lista de ideias que defendo desde 1993.


- Você é Piracicabano? - Não. Natural de Araçatuba-SP. Minha mãe (a senhora) e seus parentes próximos sim são piracicabanos. Mas voto aqui há muitos anos.

- Casado? - Sim. Com Deus e com a Família.


- Como Vereador, você poderá lutar por estas causas que você defende? - Colocou-se bem. Lutar. Porque no Brasil, diferente de Portugal, o vereador pertence apenas ao Poder Legislativo, não ao Executivo que no município é exclusividade do Prefeito e seus Secretários.


- Você será candidato a vereador por Piracicaba este ano? Imagine-sem em 2020.

- Tenho nojo de "nossa" forma histórica de fazer política. Creio que a maioria tem esse nojo. Porém, Sua Excelência o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro abriu uma nova esperança de mudança. Por este motivo, eu e outras pessoas honestas entraremos na disputa eleitoral.


- Faz bem e tem minha bênção. Obrigado por obedecer-me, filho. Por qual partido?

- Estou estudando.


Complemento: Hoje estou filiado ao PSL. O PRTB está com problemas e sem recursos. Se o PRONA ainda existisse, entre o PRTB e o PRONA, por exemplo, escolheria o PRONA. Respeito muito o Dr. Enéas. Contudo, parece-me que este ano, 2020, as pessoas estão mais focadas em conhecer o candidato a fundo do que votar no partido.


- Mensagem final. - As pessoas estão acostumadas a separar o ser humano do político; e por isso, não se interessam por estudar a vida deles, fixadas no que falam e prometem, e não no que são. Acho isso arriscado demais. Gostaria que os conservadores me convidassem para dar palestras, explicar o papel de cada um e falar melhor sobre o que defendo. E rezassem por mim. Sem Deus, esqueça. Tudo passa, todos morreremos e o que mais importa é a nossa salvação. Apoiem-me. Deverão ser no mínimo 10 mil votos. É muita coisa e eu não sou popular para tanto.


Minha mãe (Regina Teresa) e eu (André Luís).

- Obrigado e... boa sorte? - Sorte? Prefiro dizer outra palavra, mamãe. Boa luta e que Deus se agrade de minha iniciativa. Hoje, Piracicaba tem 9 vereadores pastores e 3 médicos que nada ou pouco fizeram ou conseguiram fazer pelo SUS, pela terceira idade deprimida, pela estética ou embelezamento da cidade e para tirar andarilhos de calçadas. Foram bloqueados por vereadores inimigos do Bem? Não sei. Nenhum deles, nem o representante da RCC se interessou por minha luta. Não é desse Deus que eu falo. "Deus na teoria", no gogó, não serve.


- Filho, eu te amo. Obrigada por ser quem você se tornou.

- Mãe, obrigado por tudo e prometo que estaremos juntos nessa luta, se realmente Deus me quiser lá. Também te amo. Sua bênção.


- Tem mais do que minha bênção. Deus não está morto.

- Não. Não está. Certamente, está vivo.


...........................................................................................................

Se você gostou e tem esperança em mim, COMPARTILHE.

Muitíssimo obrigado e que Deus nos ILUMINE e ABENÇOE a todos!




625 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page