top of page
  • Foto do escritorAndré Luís Roque Cardoso

S. L.: "não entendo porque uma pessoa como você defende tanto Bolsonaro; ele é desprezível".


Muitos conhecidos e amigos que se vêem como de centro-esquerda me perguntam que "não entendem como alguém como eu apoia o Bolsonaro". Por isso, resolvi escrever essa postagem, a fim dela servir como resposta a todos eles, em nome do ultimo questionamento feito por alguém que vou tratar como S. L., iniciais do nome dele.


S. L., meu irmão em Cristo, eu entendo quando diz que ele é desprezível porque leio fisionomias. Sabe que é esta minha especialidade, é minha profissão. Pela fisionomia de vocês, percebo que vocês têm temperamentos muito distantes, sem falar na origem familiar, antropológica, e na história de vida de cada um. O que vocês tem em comum, vendo apenas os traços físicos de vocês: ambos tendem à crítica e são rígidos. E o que vocês têm de diferente? Você é emoção, sentimento, intuitivo, voltado a conhecer o mundo como um todo, com uma insaciável fome de conhecimento e de coisas diferentes. Ele é razão, técnico, analítico. A ansiedade dele é enorme; e faz parte de um grupo de pessoas que sabem pouco lidar com pessoas. Lidam melhor com coisas. Conheço muitas pessoas do grupo dele e nunca consegui manter amizade com eles, infelizmente: geralmente, admiro-os a distância.


Meu avô Renato era do grupo dele, não da função. Na análise das fisionomias, existe grupo e função, formando 1344 padrões de tendência de comportamento. Meu avô não era questionador como Bolsonaro, e sim emocional como você, mas era do grupo psicogênico dele: analítico rígido, introvertido. E fez seus filhos sofrerem por ser seco demais. Porém, era conhecido na cidade por sua retidão e honestidade. Meu avô super-apreciava meu pai, o único que conseguia fazê-lo sair de casa e festejar.


Então, esteticamente, Jair pode ser desprezível para muitos. Eu o admiro. Admiro você e admiro ele. Mas, se eu não estiver muito muito muito enganado, e pela primeira vez tão enganado assim, esse homem é muito melhor do que pode lhe parecer; e tenho para mim que é um escolhido de Deus. Porém, como lhe disse, S. L., mais como um controlador de qualidade e, no sentido que lhe proponho, está mais para a tabuada e calculadora do que para musical aos olhos, principalmente, de um esteta.


Todos estamos sofrendo, Saulo. De um lado, o bioterrorismo; de outro, o comércio está falindo. Eu perdi muito dinheiro ajudando pessoas que não valiam a pena. E também estou muito ansioso, sabe. E eu lhe peço perdão pelas vezes que lhe ofendo, mesmo sem querer. Não quero ofender ninguém. essa vida é uma passagem, sabemos disso. Nada vale a pena, se não for por amor, por verdade, por virtude... E repetindo: perdoe-me, por favor.


Palavras por escrito: não é fácil transmitir o que sentimos por meio da escrita, sabe. Então, o que me sobra é seguir minha consciência, rezando muito para não estar errado. Especialmente porque nesse momento histórico, não temos um caminho bom e outro mal, e sim dois caminhos ruins, sendo um pior do que o outro.


Saulo, muito obrigado pela bondade de suas palavras quando diz que me admira e por isso não entende a razão de alguém como eu defender o Bolsonaro. Vejo nisso luz, caridade, sensibilidade. E agora ouça-me com igual compaixão e respeito: seja como for, esteticamente agradável ou não, eu não quero a China engolindo o Brasil, nem essa maldita gente no poder; Bolsonaro representa a resistência a isso e venho pensando nisso desde 2003. Na verdade, desde 1993. Rezei e rezo por ele e por Trump nas eleições. Não por serem santos, e sim pela missão que eles têm.


Ademais, nós conservadores não aceitaremos golpe de estado. Querem tirar o Presidente por ele ser honesto. Querem que ele pague pelas coisas boas que ele quer fazer. A coisa funciona assim com os corruptos: "Bolsonaro, você faz coisas boas e ficará bem na fita; e porque temos inveja de você, nem somos idealistas como você, queremos ganhar algo com isso. Já que as coisas boas só podem ser feitas se aprovarmos, pague-nos por isso." Chamam essa troca, esse pagamento, de "diálogo". Nosso Presidente não vai aceitar e vão fazer de tudo para derrubá-lo.


Receba, por favor, meu mais sincero e fraternal abraço!🙏😇😔


André Luís Roque Cardoso



ATO DE CONTRIÇÃO


Meu Deus, eu aprendi que pecado é uma palavra que tem origem onomatopaica em Latim e significa distanciamento e ruptura. Vem do som de algo se partindo e quebrando. É tudo o que rompe um relacionamento saudável e atinge diretamente a confiança e a admiração, indispensáveis para a união e para a unidade. E é uma ofensa a Vós, pois sois Sabedoria, Amor e Justiça, o que há de mais admirável e confiável!


Por isso, eu me arrependo, de todo meu coração, de todos meus pecados e os detesto. Tanto dos pecados contra as pessoas, como contra Vós, meu boníssimo Criador e Pai. Arrependo-me e detesto-os porque, pecando, não só mereci as penas que justamente estabelecestes, mas - principalmente - porque Vos ofendi, meu dulcíssimo e único Amigo incondicional, Juiz dos juízes, Sumo Bem e digníssimo de ser amado sobre todas as coisas. Porque Vos amo e Sois quem Sois, proponho firmemente, com a ajuda da Vossa Graça, não mais pecar e fugir das ocasiões próximas do pecado - isto é, de tudo o que pode me tornar menos confiável e menos capaz de admirar o que é santo, virtuoso, sábio e vem de Vós. Amém.


Pai Nosso... Pater noster, qui es in Caelis: Sanctificétur nomen Tuum! Advéniat regnum Tuum! Fiat volúntas Tua, sicut in Caelo, et in Terra. Panem nostrum quotidiánum da nobis hódie. Et dimítte nobis débita nostra, sicut et nos dimíttimus debitóribus nostris; et ne nos indúcas in tentatiónem. Sed líbera nos a malo.

Gloria... Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto. Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculorum.

Ave Maria... _______________________ Em intenção a todos os que amam a Deus, meu amigos na vida real e virtual. Pelo Presidente do Brasil, dos EUA, da Polônia, da Hungria; e pelo Ministro do Japão e de Israel; pela conversão dos líderes do mundo inteiro, especialmente pelo Santo Padre e pelo Clero, tão atacados por Satanás. Lembremo-nos que quanto mais alto é o cargo de alguém, mais o demônio ataca para destruir a pessoa. O miserável sabe que derrubando os líderes derruba ao mesmo tempo a muitos que dependem dele. Assim foi com o fundador dos Legionários de Cristo. E quando não derrubam a pessoa fazendo-a pecar, usam outros para destruí-la.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page