top of page
  • Foto do escritorAndré Luís Roque Cardoso

Católicos versus "catóricos" travestidos de católicos.


Representação do Menino Jesus.

Como todos devem saber, esse blog é sobre valores e ideias autenticamente conservadoras. E não se trata de um Conservadorismo qualquer, e sim exclusivamente do Conservadorismo Unitivo-Criativo que tem suas raízes no Cristianismo e que, portanto, é de natureza cristocêntrica. O que nos fará sempre interessarmo-nos ao que é relativo direta ou indiretamente a Ele, a quem tratamos formalmente por Sua Divina Majestade Nosso Senhor Jesus Cristo; ou, se preferir, Jesus Cristo, o Filho de Deus.


Acontece que como tudo em que o ser humano toca, há graças e desgraças que precisam ser separadas, desvendadas, explicadas, uma vez que paradigmas separatistas não nos interessam, tanto quanto combatemos toda forma de mentira e simulação de fé que anseia corromper o que é bom. E é nesta esfera unitiva, cuidadosa, gentil, em que nos interessamos por explicar quem são os verdadeiros católicos e porque esse adjetivo foi adotado tão precocemente pela Igreja Primitiva; para, em seguida, separarmos os católicos, também chamados de santos, dos pejorativos "catóricos", que se dizem católicos e, o que é pior, em nome da Igreja, perseguem os legítimos Católicos, chamando-os até de "doença da Igreja", à semelhança dos fariseus que odiavam Jesus Cristo, a ponto de de dizerem que se tratava de "um homem louco que agia por Belzebu, o demônio".


A abordagem aqui no blog, no entanto, é essencialmente histórica, antropológica, e não obrigatoriamente teológica, espiritual. Isto é: não se pretende aqui defender a Fé, embora esta o mereça, e sim os fatos históricos, a começar pelo significado original das palavras, no tempo em que foram empregadas. Por quê? Porque, repito-o, queremos reforçar o que nos une, o que nos fortalece, o que nos deixa ou conserva saudáveis: virtudes, família, pátria.


Entendido isso, vamos à história.



ORIGEM DA PALAVRA CATÓLICO.


Gema Galgani (sta.) conversava com seu Anjo da Guarda como você eu conversamos com nossos amigos e parentes.
Gema Galgani: o olhar puro de uma autêntica Católica.

A palavra católico tem origem grega: katholikos; ou, se preferir, καθολικός; e significa, em resumo, isto: "conforme do todo", "conforme a totalidade"; e é daqui que tiraram a sinonímia por extensão para universal. Porém, como se vê, literalmente, não significa universal em sua origem. E, inclusive - agora falo como estudioso de Teologia Moral e professor de Política Cultural - a raiz da palavra vem de três termos distintos, que se uniram num só:


1. kathos, onde se traduz concordar, obedecer, acatar, estar de acordo;

2. holi, de holós, que pode ser expandido para oligo, significando totalidade, todo;

3. e oikos, que significa casa, família.


Atualmente, apenas para efeito associativo, há uma palavra muito usada atualmente, com significado em parte coincidente: holístico. Não é exatamente a mesma coisa, mas possuem algo em comum:o holós, que gera o prefixo em Português holi, que somado ao sufíxo ístico, quer dizer "relativo a", gera um adjetivo: próprio do todo, relativo ao todo, propenso à totalidade.


CRISTO E CRISTÃOS.


Χριστός (Khristós), palavra escrita em Português como Cristo, é uma tradução da palavra Messiah (em hebraico: משיח, transl. Māšîªħ, Mashíach, Mashíyach), que significa isto: "O Ungido", o "Prometido". Cristãos, por sua vez, são os seguidores de Cristo, sendo este não o que alguns judeus creem não ter vindo ainda, e sim Sua Divina Majestade N. S. Jesus Cristo.


É verdade que os francos faziam piadas associando a palavra cristão e cretino, abobalhado, o que faz com que muitos acreditem que o termo cristão é uma zombaria. Não o é. Piadas a parte, é apenas isto: seguidor de Cristo, militante do Cristianismo. E quando a palavra católico foi adotada ao universo cristão? Vejamos:


A ADOÇÃO DO ADJETIVO e QUANDO SE TORNA SUBSTANTIVO.


A palavra katholikos, CATÓLICO, não é uma invenção da Igreja Cristã Primitiva do século II. Ela já existia. Isso quer dizer que a palavra foi adotada pelos seguidores de Cristo - isto é, cristãos - para separar os cristãos rebeldes, excessivamente questionadores e animados por separatismos, dos cristãos fiéis aos Apóstolos. No caso, fiéis seriam os católicos, os que obedecem a totalidade e se tratam como família. Como assim se tratam como família? Em duas esferas: entre si, como irmãos; e Deus, como Pai. Quero que você e eu observemos a dedicação da Igreja de Cristo pelo autêntico conservadorismo, sempre unitivo e criativo.


O primeiro documento da aplicação do termo katholikos à Igreja Primitiva é encontrada numa carta de um Bispo, Sto. Ignacio de Antioquia, que este escreveu durante sua condução ao martírio, à Igreja de Esmirna, na Ásia, que tinha como Bispo o famoso S. Policarpo, que havia conhecido pessoalmente o Apóstolo S. João. O documento traz o seguinte conteúdo, traduzido em Português:


"Onde comparece o Bispo aí está também a multidão, da mesma forma em que onde está Cristo Jesus aí está a Igreja Católica".



#Judaismo, #Catolicismo, #EvangelicosConservadores, #Cristofobia, #Etica, #Moral, #Brasil, #DonaldTrump, #EstadosUnidos, #USA, #Polonia, #Poland, #Polska, #Hungria, #Magyarország, #Hungary, #Japão, #Japan, #Nihon, #日本, #Israel, #ישראל, #JairMessiasBolsonaro, #EduardoBolsonaro, #ForaMaia, #ForaAlcolumbre, #ForaDoria, #ForaWitzel, #ForaSTF, #GloboLixo, #InstauraçãoDoSTM, #Conservadorismo, #SuperiorTribunalMilitar, #ForaComunismo, #BolsonaroSim, #ForaDoria, #ForaPSDB, #ForaPT, #ForaPCdoB, #ForaPV, #ForaDEM, #ForaMDB, #ForaPartidosDeEsquerda, #ForaComunistas, #VirusChines, #Bioterrorismo, #IntervençãoFederalJÁ, #IntervençãoMilitar, #PenaDeMorteParaOsTraidores, #EstadoDeGuerra, #AndreLuisRoqueCardoso, #DrPlinio, #EneasCarneiro, #AcordaPSL, #PSL, #AliançaPeloBrasil, #PRTB, #OlavoDeCarvalho, #PadrePauloRicardo, #PlinioCorreadeOliveira, #LuciliaCorreadeOliveira, #LuciliaRibeirodosSantos, #MonsenhorVictorRibeiroMazzei, #PadreJoaoBaldan, #BandComunista, #ImpeachmentGilmarMendes, #ImpeachmentRodrigoMaia, #ImpeachmentDoria, #BolsonaroTemRazao, #MoroNoSTF



Textos importantes para estudo sobre a dura realidade em que estamos passando no Brasil e no mundo:

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page