top of page
  • Foto do escritorAndré Luís Roque Cardoso

Com a palavra, Sua Excelência o Presidente da República Federativa do Brasil Jair Messias Bolsonaro.

Atualizado: 16 de abr. de 2020


Os que me conhecem sabem que ajudo pessoas lendo suas fisionomias. A nossa fisionomia transparece traços que revelam forças e fraquezas. Não é fácil a leitura, pois são 1.344 padrões básicos, sem falar na criatividade de Deus para mais e mais subtipos e padrões não catalogados.


Os traços fisionômicos de nosso presidente revelam que ele é predominantemente introvertido, racional, estruturado (rígido) e presencial. Dizemos introvertido para os que, quando cansados, retiram-se para se reenergizarem sozinhos ou com alguém de sua extrema confiança e mais silenciosos. Dizemos racional porque entre a harmonia e a verdade, prefere a ultima. Dizemos estruturado ou rígido quem gosta de agir a partir de regras. E chamamos de presencial quem é focado no presente, e não no futuro. Por ser presencial e rígido, no caso, focado no presente e no passado. Ao juntarmos essas caraterísticas, temos uma pessoa que tende à simplicidade e à lealdade: ser leal e exigir reciprocidade. tanto quanto alguém que lida melhor com coisas do que com pessoas. Estamos falando num grupo psicogênico extremamente prático, que odeia hipocrisia. E por ele ser da oitava função, trata-se de uma pessoa feita por Deus para focar valores ético-morais. Sendo mais sexual ou familiar, do que autopreservador e social, Deus pôs nele inclinação maior ao combate do que à diplomacia. São suas inclinações. Ter inclinação, todavia, não quer dizer que não devamos lutar para nos polir, ampliar-se, crescer, amadurecermos como seres humanos, diariamente.


Isso posto, compreendemos sua dificuldade de elaborar cuidadosamente suas falas: "excesso de simplicidade, muita praticidade, pressa". É o encontro da visão prática com o medo, o zelo, prudência, o preventivo do imediato.


De outro lado, há um número grande de pessoas que por não o entender, complicam e interpretam-no mal: em geral, seus críticos são seus inimigos ou "amigos fracos" - isto é, menos práticos ou pouco compreensivos, incluindo os excessivamente literais.


Por estes motivos, por admirá-lo e querermos seu sucesso como nosso Presidente, é que temos a alegria de anunciar-lhe aqui sua ultima fala, muito bem colocada:



Parabéns e obrigado, Excelência!



Postagens importantes para estudo para melhor entendimento de tudo o que está envolvendo o mundo atualmente, que vem de um longo processo histórico:

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page