Bom dia a todos! Agora são 7 horas em ponto. Dia 5 de abril de 2020. Hoje, contemplamos o santo Domingo de Ramos, dia em que Sua Divina Majestade N. S. Jesus Cristo é acolhido triunfalmente em Jerusalém pelo povo, que estendiam ramos de palmas, galhos de árvores, mantos e tapetes para Ele passar montado em um jumentinho. Hosana Rei, Hosana ao Filho de Davi!, proclamavam-No. "Bendito o Que vem em nome do Senhor! Hosana nas Alturas!"
Pois, o mais incrível é percebermos que o mesmo povo que O proclama Rei, como de fato Ele o é - Rei dos reis, inclusive, de um Reinado que não é desse mundo, onde os santos Anjos são Seus Guardas -, querendo coroá-Lo como tal enquanto Ele o evitava, será o mesmo que se aglutinará urrando junto aos zelotas, escribas e fariseus que Ele fosse crucificado.
O maior ensinamento desse contraste é que em momento algum de nossas vidas nos iludamos com elogios nem nos trinquemos com críticas. A maior graça que alguém pode receber, na vivência da santa Humildade, da lucidez, é não ter ilusões com pessoas e mesmo assim amá-las, ajudá-las, edificá-las sempre que possível, por amor a Deus e pelo bem da humanidade.
Deixe aqui nos comentários a sua reflexão sobre o dia de hoje. Para isso, registre-se no blog. Apoiemo-nos!
Viva Cristo Rei!
OBSERVAÇÃO: muitos cristãos estão jejuando hoje, da meia noite até a hora do almoço. Hoje é Domingo. Será que o Católico pode jejuar nos santos Domingos?
Se leram a entrevista que minha amada mamãe fez comigo numa das postagens do blog, vocês sabem que estudei oito anos de Teologia Moral e que fui eremita, graças a Deus. E para responder a esta dúvida posta em vermelho acima, recorro ao Direito Canônico. Vem comigo:
O Cânon 1.247 da Santa Igreja diz que devemos deixar de fazer (abster-se de) tudo que nos impede de três coisas, nesta ordem:
1. o santo Culto de Adoração prestado a Deus Nosso Senhor;
2. a santa alegria própria do Dia do Senhor;
e 3. o devido descanso da mente e do corpo.
Por este cânon 1.247, parece que o santo Domingo não é um dia de penitência, uma vez que precisamos nos abster de atividades que nos impedem destas três coisas. Correto?Porém, no Cânon 1.250, temos um melhor entendimento oficial da sã Doutrina Cristã. Na verdade, um entendimento complementar. Lemos o seguinte: os dias de penitência são todos os dias da Quaresma; e destaca a Sexta-feira da Paixão. Portanto, deveríamos fazer penitências, como jejuns totais ou parciais, por 40 dias, meus irmãos, incluindo os santos Domingos da Quaresma.
Se pegarmos o Código Canônico de 1983 promulgado por S. João Paulo II, vemos que ele escreveu ainda uma Exortação Apostólica que, no número 55, ressalta que é um dia de santa alegria, de fato, mas que a penitência fora esquecida e isso requer atenção. O Papa explica que se houver alguma penitência aos Domingos, que esta seja feita com alegria santa. Do contrário, é exatamente como se pode pensar: não fazer penitência.
Resumindo, o santo Domingo é um dia de um amor devotado a Deus em especial, de louvor, de alegria, de entusiasmo; e o caráter da disciplina que permeia e rodeia essa alegre devoção dependerá de como se faz isso. Nada de tristeza!
Ora, ademais, Sua Divina Majestade Nosso Senhor Jesus Cristo diz: "quando fizerdes jejum, alegrai-vos, perfumai vossas cabeças, e não vos mostrais abatidos como os hipócritas que querem ser aplaudidos pelos homens".
Para encerrar, Sto. Agostinho de Hipona, no século IV, preferia que não se fizesse o jejum. Por outro lado, não havia descanso, não tinha como descansarem. Ao longo dos séculos, todavia, a Santa Igreja se fortaleceu e pode retomar a flexibilidade que o próprio Cristo havia deixado. E por causa do absurdo que a humanidade vive hoje, toda penitência é pouca.
Meus parabéns por ter lido esta postagem por inteira e obrigado por dar-me a oportunidade de explicar-lhe a sã Doutrina Católica Apostólica Romana.
Viva Cristo Rei e Salve Maria!
________________________
Postagens importantes para estudo e melhor entendimento de tudo o que está envolvendo o mundo atualmente, que vem de um longo processo histórico:
1. China compra empresas brasileiras: até uma emissora entra na roda, com o aval e sociedade de Dória.
3. Maior evento de manifestação popular sem liderança política é ignorado e a China avança como nunca.
Comments