top of page
  • Foto do escritorAndré Luís Roque Cardoso

Lojas abertas! E Igrejas fechadas?! Leia esta história e reflita.

Atualizado: 30 de abr. de 2020

Por: André Luís Roque Cardoso, Educador Comportamental e professor de Introdução à Política Cultural Kodály. Data: 28/04/2020. Horário: 07:43 a 8:50.


O que é essencial da vida dos Homens (seres humanos) segundo sua espécie e segundo Deus? Opa. Como assim: Deus?


1. O PÃO NOSSO DE CADA DIA.


Minha família e eu moramos num sobrado e daqui de casa ou da escola, é possível enxergar a Padaria do Vovô 2. Está aberta. Fui lá e, para minha surpresa, impediram-me de entrar por eu estar sem máscara. Fiquei surpreso e a moça do caixa explicou-me que eram ordens do patrão que deveriam cumprir a partir daquele dia. Ademais, pediu-me que eu lhe falasse o que eu queria adquirir e suas colegas me o providenciariam. Lá de dentro do recinto, de trás dos balcões, suas colegas me acenaram, igualmente quase que trajadas de burca. Achei a obrigação bizarra. A manteiga e o requeijão eu já os tinha comprado um dia antes, no supermercado Jaú, que fica há umas quatro quadras daqui. Então, pedi-lhes apenas doze pães, que foram pesados à distância; e por eles paguei dez reais e vinte centavos, satirizando verbalmente aquela grotesca realidade.


Cheguei em casa e, enquanto tomamos o café da manhã, contei à minha mulher e à minha filha a surrealidade que já se fazia obrigatória no município de Piracicaba, Estado de São Paulo. As duas também se surpreenderam.


Em seguida, acessei na internet pelo notebook o canal dos Arautos do Evangelho: diga-se de passagem, de longe, o mais rico em espiritualidade dos canais cristãos, ao lado das pertinentes e bem feitas explicações e orientações de Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Júnior. E eis que me deparo em primeira mão com a leitura do Santo Evangelho de Cristo, feita por Pe. Alex de Brito, E.P., o mesmo que batizou minha filha e interpelou a Rede Lixo de Televisão. Pe. Alex estava narrando o momento em que Sua Divina Majestade, Nosso Senhor, defendia-Se dos ousados ataques do demônio, no deserto. Satanás, sempre covarde e sádico, reconhecendo Seu longo jejum e Sua consequente fome, roga-Lhe para transformar pedras em pães; e o divino Combatente lhe faz a seguinte fronteira:


"Não só de pão vive o Homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus".

A frase me caiu como um soco bem forte na minha cabeça e, literalmente, senti tontura, enquanto ecos se multiplicavam como num ambiente montanhoso: não só de pão vive o homem, não só de pão vive o homem, não só de pão vive o homem... mas de toda palavra, de toda palavra... de toda palavra que sai da boca de Deus... da boca de Deus... Deus...


O que foi aquilo? Vou beber água e preciso apoiar-me sobre a pia. Converso com Deus interiormente e retorno à sala. Assisto com minha filha e sua mãe o canal Arautos Sem Segredos, onde ensinam de tudo: desde culinária e fabricação de calçados até o dia a dia dos Arautos, com muita graça e simpatia.


Desligamos a internet e, distribuídas as tarefas de casa, antes de eu arrumar a cozinha enquanto as duas iriam arrumar os quartos, tomo o celular nas mãos e entro em contato com Pe. Hildeberto, um sacerdote virtuoso e meu amigo de Oiapoque, filho de descendentes de alemães e portugueses, que está aqui em Piracicaba, graças a Deus.


O padre não atende à chamada, deve estar ocupado. Lavo pratos e talheres e tento contato com ele novamente. Já são mais de meio dia e nada. Por isso, deixo-lhe recado e, em seguida, ele me responde que acabara de chegar na casa da mãe dele e que, se eu quisesse, ele poderia falar comigo por telefone. Utilizando-me do WhatsApp, pergunto-lhe se posso comungar e ele prontamente me diz que sim. Peço-lhe o melhor horário e ele me diz que na parte da manhã do dia seguinte ele estaria na Catedral. Só na parte da manhã? Sim. Termino de arrumar a cozinha, preparo o almoço...


Vou até o quarto, pego as Sagradas Escrituras, levo-a à cozinha e abro-a ao léu, providencialmente nas páginas do Santo Evangelho segundo o Apóstolo S. João, capítulo VI, versículos de 52 a 71. Vamos ler juntos este trecho:


"Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer? Motivo este que levou Jesus a dizer-lhes:


Em verdade, em verdade - isto é, literalmente - Eu vos digo: se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes o Seu Sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue tem a Vida Eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. Porque a Minha Carne é verdadeiramente comida; e o Meu Sangue, verdadeiramente bebida. Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai que vive enviou-Me e Eu vivo pelo Pai, nesta mesma realidade, quem de Mim se alimenta também viverá por Mim. Este é o Pão que desceu do Céu! Não é como o de vossos pais, que comeram o maná e morreram. Quem comer este Pão viverá para sempre.

"Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum. Muitos dos Seus discípulos, ouvindo isto, disseram entre si: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?! Sabendo, pois, Jesus em Si mesmo que os Seus discípulos murmuravam desta forma, julgando inaceitável tal Ensinamento, interpelou-os:


Isto vos escandaliza? Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do Homem para onde primeiro estava? O Espírito é O que vivifica; a carne para nada aproveita. As palavras que Eu vos digo são espírito e vida. Mas há alguns de vós que nelas não creem.

"Estas palavras foram ditas por Nosso Senhor porque Ele bem sabia desde o princípio quem eram os incrédulos; e quem era o que o havia de O entregar. Então, Ele concluiu Sua confrontativa declaração, recordando-lhes:


Por isso Eu vos disse que ninguém pode vir a Mim, se por Meu Pai não lhe for concedido.

"Desde esse santo confronto em doutrina, a confusão, a incompreensão e a indignação tomaram posse do coração de muitos dos Seus discípulos, que se retiraram e já não andavam com Ele. Perante tal decisão de rompimento, disse Jesus aos doze:


Quereis vós também retirar-vos?

Respondeu-Lhe imediatamente Simão Pedro: "Senhor, para quem iremos nós? Vós tendes as palavras da vida eterna! Quanto a nós, pela Graça de Deus, temos crido e conhecido que Vós sois o Cristo, o Filho do Deus vivente!"


Respondeu-lhe Jesus:


Não vos escolhi a vós os doze? E um de vós é um diabo.

"O diabo dentre nós era Judas Iscariotes, filho de Simão: tal termo foi empregado porque este o havia de O entregar, sendo um dos doze."


Virei mais algumas páginas e encontrei o trecho em que S. Paulo Apóstolo diz que "quem come a carne e toma o sangue do Senhor indignamente come e bebe para sua própria condenação".


O Pão dos Anjos reclamava a mim manter ou conquistar dignidade de alma e, antes mesmo disso, Seu santíssimo Direito de Primazia. Meu coração se aqueceu de paz. Minha filha e sua mãe disseram: "precisamos nos confessar, mas quem nos atenderá?"


Chamei a todos para almoçarmos. Agradecemos a Deus pelo alimento e nos alimentamos com alegria. Apesar da simplicidade, o aroma estava tão agradável quanto o sabor. Magia que perpassa o alho frito no arroz bem cozido e a riqueza de bacon no feijão feito na hora, tanto quanto a salada fresca produzida no fundo de casa e a carne assada.


Lavei a louça e saí de casa para pagar conta. O banco estava aberto e pude entrar. Dessa vez, levei máscara no bolso, mas não precisei usá-la. Não tinha ninguém, além de mim e mais duas ou três pessoas cá e acolá. Fui ao caixa eletrônico e encontrei algo no lugar do cartão. Que era aquilo? Puxei com cuidado e era um bilhete. Nele estavam escritas estas palavras:


"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração".

Trata-se de um trecho do Santo Evangelho segundo S. Mateus: capítulo VI, versículos de 19 a 21. Quem teria deixado aquilo lá e por qual motivo? A mensagem estava clara: padarias e bancos abertos, enquanto as igrejas estão fechadas. Invertemos a prioridade, atropelados por diabos.


Por ser o Primaz dos primazes, Deus reclama a reabertura de Sua Igreja ao Seu povo. Seus representantes O obedecerão?







Textos importantes para estudo sobre a dura realidade em que estamos passando no Brasil e no mundo:

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page